Você sabia que no mundo há 500 milhões de pessoas, segundo a OMS, que não ouvem?
Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?
Você se ouve e também se escuta?
Você ouve e/ou escuta a sua mente e coração?
Você ouve e/ou escuta a sua espiritualidade?
Mesmo tendo tanta gente com deficiência, auditiva muitas delas sabem escutar e compreendem o que o outro quer dizer.
Ouvir tem a ver com a habilidade sensorial que temos.
Escutar é muito mais profundo.
Ouvir é você perceber que alguém está te chamando, escutar é ouvir e interpretar a forma como aquela pessoa te chamou.
Dentro do ouvir temos a escuta ativa e a empatia.
A escuta ativa requer atenção e concentração à interpretação do que está sendo dito e a empatia é se colocar no lugar do outro nesta fala, perceber seu estado de espírito e emoção.
Nossa mente sempre está cheia de pensamentos que nos levam ao passado e ao futuro e também temos o hábito de querer colocar rapidamente a nossa opinião. Geralmente não nos concentramos no aqui e agora. Quando entramos em escuta ativa e prestamos atenção ao que o nosso próximo está a dizer, nos mantemos no presente, tendo a mente aberta e temos a capacidade de ajustamento fazendo perguntas para compreender realmente o que aquela pessoa quer nos dizer.
Por termos a mente muito ativa e a vida muito corrida, por vezes esquecemos de escutar nosso corpo, tendemos a deixar para lá, uma dor aqui, um incômodo ali e de repente nosso corpo nos “obriga” a parar. Nosso corpo é uma máquina muito sábia, pare e a escute, conheça seu corpo, toque nele, sinta sua pele, seus ossos, seu cabelo, seus músculos, seus pés e assim, quando ele falar algo, vais compreender e escutá-lo com amor.
E a sua mente racional, você escuta? E seu coração (emoção)? Tu tens carinho pelas suas emoções, sabes o que estás sentindo realmente? É um exercício diário escutar a si próprio, além do corpo. Sua mente e seu coração estão alinhados? Eles tem o mesmo propósito? Se faça essas perguntas e se escute, com amor, sem julgamentos, sem drama, sem medo, sem tristeza.
E a sua espiritualidade, tu a tens escutado? Para quem crê em anjos de guarda, protetores, guias, esses seres tem uma influência muito importante em suas vidas.
Para escutá-los, caso não tenhas a mediunidade muito aflorada, é muito importante orar, meditar e respirar. Se fizeres este exercício todos os dias, sempre irá ouvir os seus sábios conselhos.
Gratidão...Namastê...Blessed be?
Gostou de nosso conteúdo? Nos siga, dê sua sugestão e compartilhe. Sua colaboração é muito importante para nós.
@portal.eurio
@andora_motta